Na Avenida de Roma, em Lisboa, situa- -se uma das livrarias mais antigas e icónicas da cidade. Fundada em 1957 por António Barata, a Livraria Barata começou por ser um espaço de divulgação cultural e liberdade de pensamento, e recebia pessoas de todas as idades e áreas de interesse.
Com o passar do tempo, a Livraria Barata evoluiu e passou a ser um lugar onde, tanto os leitores mais experientes como os iniciados podem encontrar uma ampla selecção de títulos de todas as áreas do conhecimento. Da Literatura e Poesia a livros sobre Filosofia, Ciência e Tecnologia, este é um espaço onde se experiência o conhecimento de uma forma transversal, contando com uma equipa que está permanentemente disponível para ajudar os leitores a encontrarem os livros que melhor se enquadram às suas necessidades e interesses.
Esta não é, no entanto, a única evolução de que a Livraria Barata foi alvo. Ao longo do tempo, o espaço tem vindo a acompanhar os tempos modernos com o objectivo de se manter competitiva no mercado e, indo ao encontro dessa necessidade imperativa, implementou recentemente o software de gestão PHC GO, para melhorar a eficiência e a produtividade das suas operações diárias.
O PHC GO é um software de gestão na Cloud implementado na Livraria Barata, pela Winsig, um parceiro PHC. Permite ter acesso a uma plataforma integrada e confiável para gerir as operações de venda, gestão de stocks, facturação e outras tarefas administrativas. Além disso, a livraria consegue tomar decisões informadas em tempo real, graças aos relatórios e análises detalhados fornecidos pelo software.
O software de gestão PHC GO permite que a livraria se mantenha organizada e actualizada com as últimas tecnologias, garantindo que possa continuar a evoluir e crescer com o tempo, enquanto mantém os seus valores tradicionais de cultura e liberdade de pensamento. Para José Rodrigues, director da Livraria Barata, «o PHC GO permite ter os assuntos mais dispensáveis bem organizados, para que o nosso desenvolvimento interior pela leitura possa caminhar continuadamente».
A Livraria Barata beneficia ainda da iniciativa da Factura Sem Papel, implementada numa parceria pioneira entre a PHC Software, a Agência para a Modernização Administrativa e a Livraria Barata. Esta é uma iniciativa que, além de ser rápida, conveniente e sustentável para o ambiente, respeita integralmente as normas do Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD).
Através desta iniciativa, os clientes da Livraria Barata têm agora a opção de receber a sua factura por e-mail, sem a necessidade de fornecer o seu endereço de e-mail pessoal, visto que o endereço estará associado ao seu perfil no ePortugal. Assim, é possível poupar tempo no momento da compra e manter a privacidade e segurança dos dados pessoais dos clientes.
José Rodrigues conclui que «esta tecnologia transporta para nós tanto uma perspectiva de futuro como um potencial de desenvolvimento abrangente».
Tradição e modernidade
Na livraria barata respira-se tradição, mas no que diz respeito às operações internas, a tecnologia é um aspecto bem presente

Mais Recentes
Meias no para-brisas: a dica low‑cost que muitos motoristas adotam no inverno
há 46 minutos
Tártaro de dinossauro, manteiga de algas marinhas ou frango bebé: atrevia-se a comer no restaurante que tem como chef uma IA?
há 2 horas
Proteja o esgoto de casa: 9 erros comuns que entopem canos (pense duas vezes antes de deitar leite)
há 3 horas
Habitação: Apoios diretos crescem para 1.000 milhões e investimento público bate recordes
há 3 horas
Newsletter
A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.
Mais Notícias

Meias no para-brisas: a dica low‑cost que muitos motoristas adotam no inverno

Tártaro de dinossauro, manteiga de algas marinhas ou frango bebé: atrevia-se a comer no restaurante que tem como chef uma IA?

Proteja o esgoto de casa: 9 erros comuns que entopem canos (pense duas vezes antes de deitar leite)

Habitação: Apoios diretos crescem para 1.000 milhões e investimento público bate recordes

Cabelos brancos: sinal de idade… ou sistema de defesa do corpo? Novo estudo surpreende

Greve geral não assusta o retalho: APED afasta fecho de lojas

Doentes urgentes enfrentam esperas de até 13 horas nos hospitais de Lisboa

Assim foi 2025. Eis a cronologia do ano

O ano em retrospetiva: Recorde as personalidades que morreram em 2025




